A voz é a expressão sonora da personalidade. Ela provém de um instrumento vivo.

Pedro Bloch

Quando avalio um paciente disfônico (alteração na voz falada) o exame não se restringe só na voz, levo em conta a voz, a fala, a fluência e a audição.

A comunicação humana nos diferencia dos animais, comunicar é partilhar, é trocar informação.

é única,
é sua impressão digital,
expressa sua história
e seu estado emocional.

atendimentos clínicos

Na minha graduação e experiência clínica foi a que mais me encantou. Lembro perfeitamente do primeiro paciente que atendi sob supervisão da Profa. Eliane Bier, a quem agradeço demais, compreender o papel da escuta e do acolhimento na relação terapeuta - paciente foi fundamental. Ser fonoaudióloga é algo que me dá muita realização. A profissão não para de crescer, novas especialidades surgem e as perspectivas de reabilitação se ampliam. Consideram as quarto áreas principais da Fonoaudiologia - audiologia, linguagem, voz e motricidade orofacial - todas me interessam. 

VOZ é a principal, os estudos sobre formas de fonação, sobre as diferentes formas de ressonância, de velocidade de fala, de padrões de articulação, de intensidade da voz, entre outros aspectos. O atendimento de pacientes com problemas/queixas de voz e possibilitar o reestabelecimento da identidade vocal é o foco.

  • Profissionais da Voz, como cantores, atores, professores, políticos, influenciadores digitais entre outros tem a comunicação como elemento fundamental da sua marca, do seu desenvolvimento profissional. O trabalho fonoaudiológico além de estratégias práticas com aquecimento e desaquecimento vocal, trabalha também a dinâmica de fala, como velocidade, uso de pausa e ênfase, melodia, adequação do vocabulário. 

    Aspectos da comunicação, da expressividade, como medo de falar em público, empatia, persuasão, carisma, uso dos aspectos não verbais são trabalhos com resultados excelentes. Esse é um trabalho que vai desde um político até um estudante que vai fazer vestibular. Atualmente faculdades como INSPER e GV na seleção dos candidatos tem um parte de entrevista e dinâmica de grupo que envolvem a comunicação.

    Ainda em relação a comunicação a fluência e a gagueira são outros aspectos que a Fonoaudiologia atua com muito sucesso.  

    Além da voz e da comunicação tem a motricidade orofacial que é minha segunda especialização. Essa área é muito ampla, trabalho questões relacionadas a respiração oral, ao posicionamento e largura da língua, a forma da mastigação e da deglutição. Aspetos relacionados ao sono, como ronco e apineia. Adequação da postura de lábios e de língua no uso de aparelhos ortodônticos tradicionais e do tipo Invisaling.